quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

A mais doce recompensa


Caríssimos companheiros

São exatamente 23h25min do dia 28 de janeiro do ano de 2009, data posterior a eleição mais gratificante que participei em toda a história que vivi na Defensoria. Devo confessar que a demora de escrever este texto, foi, sinceramente, fruto daquelas situações que experimentamos nas quais de fato, as palavras, com certeza, não vão expressar a felicidade e profunda emoção que senti, numa sala, onde estavam eu, os dois outros candidatos, a presidente da ADEP-BA e a honrada Comissão Eleitoral. Lá, o Presidente da comissão iniciava a contagem dos votos e eu via e ouvia o meu nome cento e vinte uma vezes ser lido, em muitos momentos, o único na cédula... a sensação é inexplicável e ali senti aquilo que traduz o ápice de tudo que passei desde o inicio do período eleitoral, sendo, portanto, a mais doce recompensa.

De fato, no dia 27 de janeiro de 2009, os Defensores Públicos do Estado da Bahia tiveram, mais uma vez, a oportunidade de eleger os nomes para a composição da lista tríplice para Defensor Público-Geral . Todos viram que não foi um processo eleitoral fácil. Dr. Ricardo Carillo e Dr. Raul Palmeira atacaram-me duramente, seja em representações, quer em e-mails dirigidos à Classe, ou ainda nos seus blogs.

Todas as arremetidas foram elegantemente enfrentadas, algumas de forma explícita, mediante defesas dirigidas à Comissão Eleitoral, que fez um belíssimo trabalho, outras pelos relatos, testemunhos corajosos e históricos colocados ou no meu blog de campanha, ou nos boletins que eu emitia via correio eletrônico para os colegas. Busquei, ao máximo, não aceitar as provocações, levadas a efeito até o penúltimo dia, num manifesto conjunto dos dois outros candidatos.

Claro, companheiros, que o resultado desta eleição, totalizando significativa quantidade de votos (121) à razão de quase o dobro do segundo colocado (66, Dr. Ricardo) e suplantando em duas vezes o último (55, Dr. Raul), constitui uma tréplica mais que eloqüente, que fala por si mesma.
Tenho a humildade de reconhecer que tal fato não é para se ficar vangloriando e possuo a clara consciência que o resultado das urnas é definitivamente uma declaração de confiança dos Defensores à minha pessoa, que tem de continuar honrando-os com trabalho duro, realizações, planejamento, administração do orçamento, respeito e dignidade.

É clara, também, a certeza de que temos uma grande responsabilidade com o nosso povo. Sim. Mais e mais brasileiros se dão conta de que seus direitos podem e devem ser defendidos por Defensores Públicos, estudiosos do direito e hábeis, pelo afiar constante na prática no foro e através da diuturna labuta no diálogo, com o escopo de evitar o ajuizamento de causas em que seja possível equacionar os desentendimentos mediante um colóquio honesto, coordenado pelo Defensor, não se olvidando a defesa de interesses coletivos, pelo meios disponíveis em leis.
Temos, juntos, um caminho árduo pela frente, se for esta for a vontade, também, do Governador Jacques Wagner, de mais uma vez pinçar meu nome para representar, entre 2009 e 2011, a honrosa Defensoria Pública do Estado da Bahia.

Assim, meus caros, profundamente agradecida a Deus pela oportunidade de estar experimentando esta emoção, venho, a cada um de vocês reiterar meus compromissos assumidos na nossa proposta de trabalho, esforçando-me para cumprir as metas e suplantar os desafios que nos são e serão apresentados.

A todos, de coração, os meus sinceros e profundos agradecimentos.

Valeu!!!!!!!

Tereza Cristina Almeida Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário